quinta-feira, 6 de junho de 2013

 “a dança é a linguagem da alma”.

Parei para pensar se a criança, em sua ingenuidade de brincar, movimentar e dançar não estaria utilizando uma linguagem diferente da que costumamos acreditar (aquela que é falada, escrita...). Foi então que comecei a acreditar que a criança não pode ser educada através da arte sem serem levadas em conta as inumeráveis significações que ela é capaz de fazer com o mundo sensível a partir de seu próprio corpo .

Isso me faz pensar, ou repensar, o papel do educador de dança na escola. Será que devemos ficar restritos às aulas de técnicas dentro do studio ou academia de dança, ou começar a explorar a infinidade de possibilidades da escola, da comunidade em geral? E começar da base: onde houver criança, pois é lá que está o movimento puro, a dança ingênua e real, a linguagem da alma...

Acredito numa educação corporal da criança para que esta possa se colocar como indivíduo pensante e criativo e que, apesar da pouca idade, possa ser capaz de se expressar e se posicionar diante do outro.



Luciely nunes

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