sexta-feira, 31 de maio de 2013

I


Maricéa Machado 
Protocolo I

No primeiro contato com o professor Leônidas Portella ministrante da disciplina Oficina Integrado das Artes Plásticas, deixou-se claro que a mesma visa voltar um olhar para uma junção de elemento artística (linguagem) para a formação da disciplina foi colocado também que os alunos criassem propostas de como trabalhar tais linguagens no decorrer da disciplina. Pude observar um despertar para a Dança, dança aqui como elemento expressivo, como elemento de fala corporal, dentre os vídeos que observamos nesse primeiro encontro pude abstrair elementos comunicativos de grande significados como no de  MARTA SOARES em VESTIGIOS , apresentado no SESC , a curiosidade  ali intriga firmemente no que esta por baixo de tanta areia , até que vagamente descobrimos um corpo .

  

quinta-feira, 30 de maio de 2013

LEANDRO MAGALHÃES ROCHA "O Espetáculo homem Vermelho"


                                                                                  
O bailarino Marcelo Braga consegue transmitir ao espectador as angústias dele vivida, durante o tratamento de um raro linfoma de pele, e o que me chamou atenção que a ARTE, está presente em nossa vida e às vezes não damos importância e ele conseguiu através dela, superar essa doença e não se martirizou como muito de nós fazemos quando passamos por situações parecidas.
Esse drama é representado por ele de uma forma sensível e bem-humorada, por que ele consegue unir dança, teatro e música ao mesmo tempo, e tem como concepção as histórias que um corpo carrega e suas formas de comunicação.
Sendo que ele faz um flash back de tudo, conta suas histórias de infância e a devoção dele por nossa Senhora Aparecida.

Rozileide Silva.
Protocolo do dia 29/05/2013.
O homem  vermelho.
O dançarino carioca Marcelo Braga mostra nos palcos suas dores e sofrimentos misturando com ARTE ( música,teatro  e dança). Encena histórias que um corpo carrega e suas formas de comunicação. Torna o público confuso com suas narrativas e ancioso pelo que há de vir a cada momento.


 ROZILEIDE SILVA.

PROTOCOLO DAS AULAS DOS DIAS 24 E 27/05/2013.

EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO MOVIMENTO E PERFORMACE NA ARTE.



        Para Wallon (1995), o movimento é a única expressão e o primeiro instrumento do psiquismo. Ele advoga que o desenvolvimento psicológico da criança é resultado da oposição e substituição de atividades que precedem umas às outras. 
Quando o ser humano se movimenta passa também a desenvolver mais a sua inteligência e capacidade criadora.

      Com o conceito de performace sendo uma forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Significa ainda“desempenho em uma exibição” ou “evento geralmente improvisado em que o(s) artista(s) se apresenta(m) por conta própria”.   A expressão significa estabelecer, dar forma ou formar. 
      O corpo realizando esses movimentos estará colocando também seu psiquico em movimento constante.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Janaína Lis trindade Vieira(Protocolo III)

Texto: A Dança de Miriam Garcia.

Baseado no texto de Miriam Garcia sobre "a dança" pude identificar a importância do estudo da dança e de compreende-la de forma geral.
Segundo relatos da própria autora a dança sempre teve um papel importante nas cerimônias e cultos desde os tempos do homem primitivo,onde o mesmo já tinha uma certa consciência de que seus movimentos e gestos precisariam ser executados dentro de determinadas regras e medidas,para se atingir e alcançar um objetivo desejado,resgatando esse momento,nos dias atuais e não é diferente a dança está entrelaçada de conceitos,regras e padrões que devem ser seguidos para se atingir um determinado fim ou resultado.

Outro ponto importante é a importância de sabermos diferencia-lá enquanto conceito,o que é um ritmo?o que é uma dança?diante dessas indagações é bem notável que ambas possuem conceitos diferentes,mas não se pode negar que as mesmas possuem relação entre si e estão intrisicamente unidas e possuem relações uma com a outra.
Diante disso acredito que através de movimentos expressivos manifestos na dança podemos expressar nossos sentimentos usados para expandir e manifestar nossas emoções, contribuindo ainda para construir a imagem do próprio corpo fundamental para o desenvolvimento e maturidade do índividuo.

Janaína Lis Trindade Vieira(ProtocoloII)


Movimento Laban.

O movimento laban baseou-se no paradigma de que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos seja na arte,trabalho e na vida cotidiana.
Desenvolveu estudos sobre elementos que constituem o movimento e a sua utilização dando enfâse aos aspectos fisícos e fisiológicos que levam o ser humano ao movimento.Sua metodologia nos auxilia como educadores e profissionais  de arte, a entender o movimento e como uma das ferramentas importantíssimas  para o desenvolvimento do índividuo; através do movimento nos mais diversas atividades nas artes educação.
Diante disso e de  acordo com seus estudos podemos perceber a importância do movimento no ser humano, e que o mesmo movimenta-se para satisfazer alguma necessidade realizando a satisfação de algum desejo ou de algo que lhe tenha valor.

terça-feira, 28 de maio de 2013




claudiomir
 

PROTOCOLO 01
Em, 29/05/2013, segunda-feira, na disciplina de oficina integrada, assistimos um vídeo de Frida Kahlo: “as cores de Frida”, Frida nasceu em 06 de julho de 1907, na cidade do México (covoacan). Logo este vídeo foi na verdade para mostrar e dar  inicio a um estudo sobre  a arte da dança contemporânea. Mas o que é dança contemporânea?
A dança contemporânea não é uma escola ou uma técnica específica, e sim um modo de pensar, ela se desenvolveu em todo o mundo a partir da década de 70.
 É um estilo de dança moderna voltado para a diferença e inovação no mundo artístico.       Pois é algo pouco comum e ainda pouco explorado, principalmente aqui em São Luís, pois tem poucas escolas nesse estilo e não é muito divulgado a não ser uma vez no ano, no festival de dança que acontece aqui em São Luis.
Mas ela faz parte das artes contemporâneas, e passou a trazer á discussão do papel de outras áreas artística na dança como, por exemplo, as artes plásticas, a fotografia, a  música e  etc. todas elas  se dedicam a falar das questões complexas  do nosso tempo. No entanto a dança contemporânea nos propõe descobrir movimentos que expressem nossas emoções, dúvidas e pensamentos. Todo mundo pode praticar a dança contemporânea, mesmo quem não pretende ser dançarino pode praticar como uma forma de autoconhecimento.


PROTOCOLO 02

No dia, 06/05/2013, vídeos sobre. Rudolf (Jean-Baptiste Attila) Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban (15 de Dezembro de 1879, Pressburg, Áustria-Hungria (atual Bratislava, Eslováquia). E Pina 3D um documentário sobre a dança contemporânea coreógrafa Pina Bausch. Foi dirigido por Wim Wenders.
 Coreógrafo, dançarino é considerado o maior teórico da dança do século XX, é o "pai da dança-teatro". Dedicou sua vida ao estudo  do movimento em seus diversos aspectos como a educação, apreciação, criação e notação.  
Suas teorias sobre o movimento e a coreografia estão entre os fundamentos principais da Dança Moderna e fazem parte de todas as abordagens contemporâneas da dança.
Desenvolveu uma metodologia de análise do movimento o “estudo dos esforços”. Esta abordagem, apesar de ter sido direcionada primeiramente para a seleção e treinamento de operários, possibilitou uma melhor compreensão da movimentação humana geral.
A partir deste estudo, Laban chegou à análise dos elementos de movimentos e suas combinações.
As concepções expressas por Laban sobre o movimento humano causaram grande impacto e passaram a influenciar os trabalhos desenvolvidos em áreas tão diversas como arte, música, teatro, dança, educação, psicologia e a educação física. Até hoje seus ensinamentos continuam sendo transmitidos no mundo inteiro.
No Brasil Laban é mais conhecido como teórico do movimento e educador. Em seu trabalho destacam-se as propostas de ensino público de dança. A princípio, depois de tantos anos que o trabalho de Laban sobre os processos e a linguagem do movimento vem sendo divulgado e discutido aqui no Brasil, com ajuda da bailarina, coreógrafa e educadora Maria Duschenes foi uma das introdutoras deste método no Brasil, tendo formado gerações de alunos que utilizam a referência de Laban em seus trabalhos de criação e em suas atividades de arte-educação.


claudiomir
PINA 3D
O filme apresenta trechos de algumas das peças de dança mais observado por Pina Bausch no ("dança-teatro"), estilo do qual Bausch foi um expoente. Citando uma dessas peças: Café Müller (1978), retrata um café. Em um cenário simples, que consiste de algumas mesas e cadeiras e portas, uma pequena mulher vestida de branco está entrando no café. Mais duas mulheres, uma das quais é obviamente cego, aparecer. Eles hesitam a intensificarem, como as mesas e cadeiras estão obstruindo o seu caminho. Dois homens  ao redor  tentar remover essas barreiras.  a mulher cega e um dos homens face a face. A segunda mulher envolve seus braços em torno dos outros homens, mas ela escorrega. Essa parte  fica se repetindo varias vezes.
Durante a preparação do documentário, Pina Bausch faleceu. Wenders cancelou a produção do filme, mas os outros dançarinos da Tanztheater Wuppertal o convenceu a fazer o filme. Ela mostra esses dançarinos, que falam sobre Pina entre eles há uma dançarina brasileira e executar algumas das suas peças mais conhecida, dentro do Tanztheater Wuppertal e em vários locais ao ar livre ao redor da cidade de Wuppertal .
Claudiomir

segunda-feira, 27 de maio de 2013

festival midança





ERISON MÁRCIO SILVA ARAÚJO


Nos dia 17 e 18 de maio ocorreu no Teatro Alcione Nazaré uma Mostra Investigativa de Dança, promovida pelo Núcleo Atmosfera, destinada à apresentação de pesquisas e obras de dança contemporânea de caráter experimental e investigativo criada por artistas residentes no Maranhão. Foi um grande festival que teve por objetivo a valorização da dança contemporânea no Maranhão. Nestes dias ocorreu uma serie de apresentações que vão desde as danças a exibições de vídeos que para visão de pessoas leigas talvez não compreendesse em um primeiro olhar.
“No principio era a roda” - este trabalho tenta buscar justificar a formação de um símbolo nacional a partir da resistência popular á opressão das elites, com a transformação de uma “cultura popular” em “cultura nacional”, transitando por paradoxos entre o religioso e profano, luxo e pobreza, e o limiar entre o corpo sexual e o corpo sensual.
“Esvaio” – A razão por que a despedida nos dói tanto é que nossas almas estão ligadas. Talvez nós tenhamos vivido mil vidas antes desta e em cada uma delas nós nos encontramos.
“Urbanus” - O espetáculo estabelece um paralelo entre a realidade dos centros urbanos vivenciadas pelos bailarinos interpretes/criadores ao extrapolar o cotidiano em situações construídas parâmetros sociais, ou seja, emerge outra urbanização, delimitada somente pelos sonhos e liberdade conquistada pelos bailarinos em seu processo de criação.
“Por enquanto boi” – esta apresentação uniu dois corpos, dois costumes e duas crenças sobre o boi. Corpos que representam no espaço as diferenças culturais de uma mesma matiz. Corpos que são como o pé de boi, carregam sua cultura e sua história.


sexta-feira, 24 de maio de 2013

PROTOCOLO I: O QUE TRABALHAR NA DISCIPLINA? PARA O FESTIVAL DE ARTES.

Debate: sobre o que trabalhar na disciplina? Decidimos trabalhar a dança.

Não em aprender dançar, mas nós como educadores, como ministrar uma aula de dança, como trabalhar a dança em sala de aula, usar movimentos corporais, pensar sobre a dança, o que ela tras de bom, no desenvolvimento dos alunos nas escolas, na vida de cada um, trabalhar uma performance, no Neolítico a dança tinha um papel importante, sendo mesmo a arte dominante no período.
A dança liberta o espírito, assim como a música, a forma de expressar a arte, como exemplo disso temos a ioga, que é um movimento de expressar de dentro pra fora, o que sentimos, na verdade é uma terapia que envolve os movimentos corporais, entre outras.



 Att.: Ana Erika Cabral de Oliveira

PROTOCOLO III: TEXTO: A DANÇA.

A DANÇA

Autora: Miriam Garcia Mendes

A dança, primeiros movimentos
O ritmo e o sentido antropológico.
Dança é, basicamente, movimento e gestos. Mesmo o homem primitivo devia ter consciência de que seus movimentos e gestos só obteriam um efeito mágico ou encantatório quando executados dentro de certas regras e medidas, não necessariamente regulares ou aparentes, mas que os tornavam um conjunto homogêneo e fluente no tempo.
O ritmo, pois, interno ou externo e marcado de variadas maneiras, ao som, ou não de música (também com ritmo próprio), seria o ponto de partida, o momento mais recuado da dança, atividade que se desenvolve no espaço e num tempo determinado, cuja configuração é o ritmo.

Att.: Ana Erika Cabral de Oliveira.

Protocolo II Aula do dia 03/05/2013 DANÇA CONTEMPORÂNEA!

 DANÇA CONTEMPORÂNEA


Relatamos sobre, dança, performane, teatro, etc.

Onde foi mostrado um vídeo sobre dança, seus movimentos, qualquer coisa pode virar movimento.
LABAN - foi a primeira pessoa que teoriza a técnica da dança moderna, tinha os princípios da dança teatro, corpo mecânico que nem uma máquina (corpo operário).
Coreógrafo Alemão da Hungria, estudou na Alemanha, dança da expressão, movimentos ligados à rituais. Criou uma peça histórica chamada " Mesa Verde".
Técnicas: Peso - tempo - espaço - influência.
Sensações sobre o vídeo, múltiplas linguagens de arte, dança escolar.


Att.: Ana Erika Cabral de Oliveira.

terça-feira, 21 de maio de 2013

JACIARA MACHADO



O texto lido e debatido na aula anterior de Miriam Garcia Mendes falava sobre a dança, pode-se observar e entender a Dança como sendo um conjunto organizado e/ou "desorganizado" de movimentos não sendo estes movimentos apenas gestos. A discussão em sala abordou assuntos como danças populares, a importância simbólica dos círculos nas danças como elemento de integração e organização dramática e a dança primitiva. A dança da pré-história tinha finalidades rituais, como forma de agradecimento à colheita, à caça etc... As preddisposições para a dança são importantes para o aperfeiçoamento das técnica corporais. A dança se constitue de ritmo que por sua vez é composto pelo tempo e espaço.