quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ciane Cabral Silva

Protocolo II


Na segunda aula da disciplina Oficina Integrada assistimos a um vídeo que nos introduziu aos conceitos de dança de Laban, coreógrafo alemão que teoriza sobre a liberdade de movimento. Em sua teoria ele apresentava alguns princípios da Dança Teatro alemã, mas seu foco era a educação. Laban queria educar os movimentos humanos. Ele acreditava no desenvolvimento natural do movimento, em se movimentar de forma espontânea e na necessidade de expressão que vive em todos nós. Ele partia da observação do movimento humano e das formas que esse movimento desenhava no espaço. O professor indicou alguns livros que vão nos ajudar a entender melhor os conceitos de Laban. São eles: ‘’Domínio do movimento’’(Laban) e ‘’Os temas de movimento de Rudolf Laban de I a VIII’’(Lenira Rangel). Espero trabalhar na prática alguns conceitos de Laban porque também acredito que a educação restringe os movimentos e acabamos crescendo de forma limitada e com dificuldades para nos expressar livremente. Certos processos educacionais minam até nossa criatividade por isso é tão importante estarmos atentos ao nosso papel de arte educador.

Também assistimos a um filme sobre Pina, importante bailarina e coreógrafa, que me levou a fazer várias reflexões como: ’’ O corpo fala?’/Como ele fala?/Como funciona a relação expressiva corpo e mente?/Temos realmente consciência corporal?’’.Eu penso que a dança está intimamente ligada com as artes visuais porque ao assistir a um espetáculo de dança tenho a sensação de olhar as cores tomando forma em puro movimento. Os movimentos da dança fluem como as cores dando vida á uma tela branca. O movimento preenche o vazio e dança parece gritar mesclando cores, formas e ritmo. A dança desenha. É uma pintura viva!Fiquei impactada com a dança performática que vi no filme Pina!Tudo na dança falava!

Para nossa próxima aula o professor indicou a leitura do texto ‘’A dança’’.Acho que o mergulho no mundo da dança será profundo!Vamos lá?

Ja ne!
^^

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