quinta-feira, 16 de maio de 2013

PROTOCOLO II (Antonio Adame Araújo Lima)

          Debatemos o texto de Miriam Garcia Mendes "A Dança", cujo texto vem falar da Dança, primeiros movimentos, o ritmo e o sentido antropológico, onde ela faz indagações sobre dança, movimento e gestos. Onde até o "homem primitivo devia ter consciência de que seus movimentos e gestos só surtiam efeitos quando executados dentro de certas regras e medidas, isto é, dentro de um ritmo, fator indispensável para que essa atividade se configurasse como dança". "E existe uma atividade que se desenvolve no espaço e num tempo determinado, cuja configuração é o ritmo". Certa afirmação acabou problematizando e gerando algumas discussões sobre essa questão do ritmo. Certo que todas as pessoas tem o seu ritmo natural, mas será que esse ritmo é o mesmo ritmo exigido em certos tipos de dança? É onde até a própria autora questiona no texto: Mais quaisquer movimentos e gestos constituem dança? Iaí ela responde: "Certamente que não. Algo mais existe nesse tipo de atividade que lhe imprime características definitória de sua essência".
           Se tratando de sentido estético faço menção da parte do texto onde diz que "a dança pode ser considerada como a mais antiga das artes, a mais capaz de exprimir tanto as fortes quantos as simples emoções sem o auxilio da palavra. É uma arte profundamente simbólica, capaz de sugerir, ilimitadamente, imagens e associações cheias de riqueza e vitalidade, dada a natureza da sua forma de comunicação." Mas aí, geram mais indagações a respeito da dança como arte inteiramente expressiva de sentimentos e emoções, porque para muitos ela pode ser vista como algo que pretenda expressar nada mais do que o próprio movimento, dança simplesmente pelo prazer de dançar, de exibir-se, de mostrar a capacidade de organizar os movimentos, sem que possa existir emoção ou sentimento, como afirma a autora.
          A verdade é que isso é uma tema bastante complexo. Mas a verdade, o que ninguém pode negar é que a dança  possui uma linguagem, capaz de comunicar, de expressar através do próprio corpo, através de gestos.
           Discutimos acerca de como trabalhar essa linguagem, e vimos que é importante se trabalhar com circulo, porque de acordo com o professor é onde tudo começa, por isso é importante trabalhar assim na dança. Sempre que se for trabalhar uma atividade assim com jovens, crianças e etc...façam com que todos se olhem em círculos. Quero fazer aqui menção das danças folclóricas típicas do Maranhão como Tambor de Crioula, entre outras, que acontecem justamente dessa forma. Em círculo. E é importante frisar aqui o quanto essas danças vem sofrendo mudanças cada vez maiores devido a questões voltadas para o comércio turístico...como por exemplo terem que se apresentar em pequenos espaços e as vezes esse motivo as vezes as formas, no caso aqui, o círculo acaba sendo perdida.
          Quero finalizar aqui, afirmando que, o corpo fala, expressa, grita, chora, enfim ele é capaz de falar muita coisa mesmo sem palavras.

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