terça-feira, 28 de maio de 2013




claudiomir
 

PROTOCOLO 01
Em, 29/05/2013, segunda-feira, na disciplina de oficina integrada, assistimos um vídeo de Frida Kahlo: “as cores de Frida”, Frida nasceu em 06 de julho de 1907, na cidade do México (covoacan). Logo este vídeo foi na verdade para mostrar e dar  inicio a um estudo sobre  a arte da dança contemporânea. Mas o que é dança contemporânea?
A dança contemporânea não é uma escola ou uma técnica específica, e sim um modo de pensar, ela se desenvolveu em todo o mundo a partir da década de 70.
 É um estilo de dança moderna voltado para a diferença e inovação no mundo artístico.       Pois é algo pouco comum e ainda pouco explorado, principalmente aqui em São Luís, pois tem poucas escolas nesse estilo e não é muito divulgado a não ser uma vez no ano, no festival de dança que acontece aqui em São Luis.
Mas ela faz parte das artes contemporâneas, e passou a trazer á discussão do papel de outras áreas artística na dança como, por exemplo, as artes plásticas, a fotografia, a  música e  etc. todas elas  se dedicam a falar das questões complexas  do nosso tempo. No entanto a dança contemporânea nos propõe descobrir movimentos que expressem nossas emoções, dúvidas e pensamentos. Todo mundo pode praticar a dança contemporânea, mesmo quem não pretende ser dançarino pode praticar como uma forma de autoconhecimento.


PROTOCOLO 02

No dia, 06/05/2013, vídeos sobre. Rudolf (Jean-Baptiste Attila) Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban (15 de Dezembro de 1879, Pressburg, Áustria-Hungria (atual Bratislava, Eslováquia). E Pina 3D um documentário sobre a dança contemporânea coreógrafa Pina Bausch. Foi dirigido por Wim Wenders.
 Coreógrafo, dançarino é considerado o maior teórico da dança do século XX, é o "pai da dança-teatro". Dedicou sua vida ao estudo  do movimento em seus diversos aspectos como a educação, apreciação, criação e notação.  
Suas teorias sobre o movimento e a coreografia estão entre os fundamentos principais da Dança Moderna e fazem parte de todas as abordagens contemporâneas da dança.
Desenvolveu uma metodologia de análise do movimento o “estudo dos esforços”. Esta abordagem, apesar de ter sido direcionada primeiramente para a seleção e treinamento de operários, possibilitou uma melhor compreensão da movimentação humana geral.
A partir deste estudo, Laban chegou à análise dos elementos de movimentos e suas combinações.
As concepções expressas por Laban sobre o movimento humano causaram grande impacto e passaram a influenciar os trabalhos desenvolvidos em áreas tão diversas como arte, música, teatro, dança, educação, psicologia e a educação física. Até hoje seus ensinamentos continuam sendo transmitidos no mundo inteiro.
No Brasil Laban é mais conhecido como teórico do movimento e educador. Em seu trabalho destacam-se as propostas de ensino público de dança. A princípio, depois de tantos anos que o trabalho de Laban sobre os processos e a linguagem do movimento vem sendo divulgado e discutido aqui no Brasil, com ajuda da bailarina, coreógrafa e educadora Maria Duschenes foi uma das introdutoras deste método no Brasil, tendo formado gerações de alunos que utilizam a referência de Laban em seus trabalhos de criação e em suas atividades de arte-educação.


claudiomir
PINA 3D
O filme apresenta trechos de algumas das peças de dança mais observado por Pina Bausch no ("dança-teatro"), estilo do qual Bausch foi um expoente. Citando uma dessas peças: Café Müller (1978), retrata um café. Em um cenário simples, que consiste de algumas mesas e cadeiras e portas, uma pequena mulher vestida de branco está entrando no café. Mais duas mulheres, uma das quais é obviamente cego, aparecer. Eles hesitam a intensificarem, como as mesas e cadeiras estão obstruindo o seu caminho. Dois homens  ao redor  tentar remover essas barreiras.  a mulher cega e um dos homens face a face. A segunda mulher envolve seus braços em torno dos outros homens, mas ela escorrega. Essa parte  fica se repetindo varias vezes.
Durante a preparação do documentário, Pina Bausch faleceu. Wenders cancelou a produção do filme, mas os outros dançarinos da Tanztheater Wuppertal o convenceu a fazer o filme. Ela mostra esses dançarinos, que falam sobre Pina entre eles há uma dançarina brasileira e executar algumas das suas peças mais conhecida, dentro do Tanztheater Wuppertal e em vários locais ao ar livre ao redor da cidade de Wuppertal .
Claudiomir

Nenhum comentário:

Postar um comentário