O tema apresentado tem como objetivo,
uma análise numa ótica subjetiva, que envolve a integração das artes no
espetáculo em destaque e como este contribuiria como ferramenta pedagógica.
p/ Zilair
F.Fonseca
A
arte educação envolve diferentes linguagens e estas, devidamente apresentadas,
abrem um leque de possibilidades a serem testadas pelo corpo docente, proporcionando novos
conhecimentos ao alunado, contrariando a ideia de que arte não configura área
de conhecimento científico sendo apenas lazer e que enquanto disciplina, não
deva ser considerada a sério.
O
espetáculo “As mulheres de Shakespeare”, intitulado como “uma peça de Dança-Teatro”,
sobre o ponto de vista plástico,
apresenta em seu espírito cênico: Dramaturgia, Dança, Lirismo, Comédia,
desenhando um espetáculo cheio de nuances que possibilita um viés entre as
linguagens artísticas, funcionando como ferramenta pedagógica a ser explorada
em sala de aula sob diversos aspectos.
Primeiramente,
envolver os alunos em uma pesquisa, por exemplo, visitando o mundo de um autor
como Shakespeare, ou revisitar uma obra do passado fazendo uma analogia com a
contemporaneidade ou ainda, a partir de uma linguagem dar visibilidade a um
personagem; um monólogo por exemplo. Enfim são infinitas possibilidades a serem
exploradas, dando aos nossos alunos a possibilidade de descobrirem talentos
quem sabe adormecidos e/ou improváveis.
Segundo,
despertado o interesse, promover e envolver a escola em projetos sociais,
valorizando o esforço de todos, e particularmente dar credibilidade e incentivo
às artes como área de conhecimento que lapida e engrandece potencialmente o
indivíduo na sua formação acadêmica.
Dizer
da integração das artes em um espetáculo como “As Mulheres de Shakespeare”, é
testemunhar criatividade traduzida em dança, de forma crítica, um tema
denominado Mulher, fazendo uma analogia com o presente dando uma leveza ao
drama de forma cômica. Isso não seria possível sem o esforço de todos os
envolvidos sem falar do imenso talento e integra de todo elenco.
Eu,
particularmente tentaria reproduzir este espetáculo, valorizando a dança em
toda sua extensão.
Como
contribuição, eu atribuo a linguagem dança como principal ferramenta a ser
conduzida e explorada em sala sem contudo, descartar a dramaturgia.
Acredito
que, talentos todos temos e são imensos e diversos, que as oportunidades são
para TODOS o diferencial está no esforço e desempenho que orientam nossa
vontade.
Uma grande
poetisa disse:
“Mesmo quando tudo parece desabar cabe a
mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar, porque
descobrir no caminho incerto da vida que o mais importante é decidir.”
Cora Coralina
Nenhum comentário:
Postar um comentário