sexta-feira, 19 de julho de 2013

Impressões sobre Mulheres de Shakespeare



1-      Síntese do Espetáculo.
Este relatório é referente a apresentação do dia onze de julho do ano corrente, e trata do aspecto psicológico de três personagens das peças de Shakespeare, nos primeiros atos as atrizes se apresentam cumprimentando as mulheres que estão na plateia, deixando claro que trata-se de um espetáculo que aborda o lado psicológico das mulheres, auto-estima, obrigações domésticas, pressão da sociedade, sexualização do corpo feminino.
O cenário era simples, e extremamente expressivo por ter como cor única o vermelho, que expressava no contexto da peça, drama, sensualidade, vivacidade, agonia. As sensações provocadas pelo vermelho variavam de acordo com o a dinâmica das atrizes.
A dança foi um elemento significativo na apresentação, e marcava as passagens das personalidades abordadas, assim como enfatizava a dramatização. Haviam coreografias de ritmos diferentes, marcados pelo toque de um banjo, notas de piano, e cantadas a capela.
A nudez pôde ser percebida no espetáculo como uma situação de desespero, negação, agonia.

2-      Integração das Linguagens Artísticas.
Para o espetáculo houve o estudo psicológico das personagens de Shakespeare, extraindo traços pontuais que as traduziam, esses momentos são transpostos para cenas, e também servem de fundo para a inspiração e criação de coreografias, fundindo dança e teatro. O cenário parte da cor, elemento fundamental de expressão, utilizado repetidas vezes, o que cria um leque de leituras sensitivas, que são provocadas pelo trio: interpretação, dança e cor.
Dessa forma o espetáculo conversa com todas as linguagens artísticas, o que reforça a intencionalidade do tema: mulher em todas as suas possibilidades.

3-      Utilização das Linguagens Artísticas Integradas em Sala de Aula.
A partir da apreciação do espetáculo, podemos criar momentos que integrem as linguagens como propostas e desafios para os alunos, trabalhando os fundamentos de cada linguagem é possível desenvolver trabalhos diferenciados e promover a formação cultural e olhar sensibilizado do aluno.



4-      Anexos

 


Renata Silva de Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário