MOVIMENTO/ LABAN
Ao longo de sua vida, Laban delineou seu pensamento sobre a dança e o movimento humano a partir das mais diversas referências. Foi coreógrafo, bailarino, professor de dança e teórico, tendo elaborado um complexo sistema de análise do movimento. Para analisar seu extenso trabalho (pensando e fazendo dança) a partir da concepção de Adorno sobre a autonomia da forma artística.
Primeiramente, tratamos diretamente da questão da autonomia da arte a partir das rupturas promovidas pelas vanguardas do início do século 20 no pensamento de Adorno. Fica expressa a importância da forma dentre outros elementos artísticos para o filósofo, destacando-se a questão da dialética do material artístico, bem como a sua emancipação frente às pressões da realidade empírica. Laban utiliza as figuras geométricas para dar suporte à movimentação do ator-dançarino. Ele propõe a escala dimensional, respeitando a relação entre altura, largura e comprimento das figuras geométricas como o cubo, o tetraedro, o octaedro, o icosaedro e o dodecaedro; tais representações geométricas viabilizavam movimentos (vertical), (horizontal), (sagital) e nos níveis alto, médio e baixo. Dessa forma, ações dramáticas podem ser realizadas nas posições das vértices dessas figuras, bem como em suas diagonais, buscando uma limpeza gestual e organicidade, assim, ele também amplia seu espaço cênico.
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