segunda-feira, 15 de julho de 2013

Petronilha Morais - Análise do filme PINA e suas relações com as artes



Assistir a “Pina” é como ver um musical, um documentário, e um espetáculo ao vivo. Uma obra que traz novamente a discussão dos limites da arte como via para a imortalidade, a transcendentalidade. A artista Pina Bausch agora torna-se um símbolo para um grande público, e as imagens carregadas de emoção e significado que Wenders apresenta em seu longa, mostram um trabalho que consegue entregar um belíssimo jogo de símbolos. Símbolos esses que só são utilizados para quando faltam as palavras.
Vale ressaltar que o longa foi FILMADO nesse formato), são de grande competência. Nota-se por detalhes mínimos como a translucidez das cortinas vermelhas do palco, ou as excelentes noções de profundidade e geometria espacial. O bom trabalho com o espaço no quadro exalta as impressões tridimensionais da imagem, que essas ganham textura deveras palpável. É bastante engenhosa a escolha em posicionar a câmera atrás de cadeiras do teatro, o que estimula a imersão do espectador de fato nas poltronas da tela.
Todo um conteúdo lírico, poético, tantas vezes mais sensorial que reflexivo, tantas vezes distante de um entendimento mecânico e técnico, e cada vez mais próximo do sublime, do intangível; o que, por sua vez, aparentemente sintetiza com precisão o trabalho da coreógrafa, dançarina, mestre e diretora de balé Pina Bausch.

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