segunda-feira, 15 de julho de 2013

Petronilha Morais - A dança como aternativa pedagógica



Todo ser humano precisa se expressar corporalmente para que ele possa ser na sua trajetória de vida mais equilibrado, criativo, dinâmico entre outros aspectos. A educação se da pelo movimento, com isso podemos evidenciar que através da dança na escola podemos favorecer a formação das potencialidades do ser humano, para que suas experiências educacionais se integrem no processo de aprendizagem total. 
A utilização da dança como prática pedagógica ajuda o indivíduo na sua aprendizagem, desenvolvimento motor e cognitivo.

De ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança,   proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade. É uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos. (LE BOULCH, 2001, s.p. apud. ASSIS; JOBIM, 2008  p.04)

Nesta perspectiva, Uma área que pode ajudar a criança a desenvolver suas potencialidades é a dança em um aspecto pedagógico, pois ela está associada à afetividade e à personalidade, pois o individuo se utiliza de seu corpo para demonstrar o que sente.
A importância da dança na escola, com suas contribuições no desenvolvimento do educando e como a escola, professores ou agentes envolvidos em projetos destinados nesta área, podem propor para ajudar o seu aluno a desenvolver suas próprias potencialidades, seja na expressão artística e no processo de ensino aprendizagem. Além disso, a ela também proporciona ao indivíduo o conhecimento do ponto de vista cultural.

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