Todo
ser humano precisa se expressar corporalmente para que ele possa ser na sua trajetória
de vida mais equilibrado, criativo, dinâmico entre outros aspectos. A educação
se da pelo movimento, com isso podemos evidenciar que através da dança na
escola podemos favorecer a formação das potencialidades do ser humano, para que
suas experiências educacionais se integrem no processo de aprendizagem
total.
A
utilização da dança como prática pedagógica ajuda o indivíduo na sua
aprendizagem, desenvolvimento
motor e cognitivo.
De ações educativas de
movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe
uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade. É uma
prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da
criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos,
mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente
com a realidade dos educandos. (LE BOULCH, 2001, s.p. apud. ASSIS; JOBIM,
2008 p.04)
Nesta
perspectiva, Uma área que pode ajudar a criança a desenvolver suas potencialidades
é a dança em um aspecto pedagógico, pois ela está associada à afetividade e à personalidade,
pois o individuo se utiliza de seu corpo para demonstrar o que sente.
A
importância da dança na escola, com suas contribuições no desenvolvimento do
educando e como a escola, professores ou agentes envolvidos em projetos
destinados nesta área, podem propor para ajudar o seu aluno a desenvolver suas
próprias potencialidades, seja na expressão artística e no processo de ensino
aprendizagem. Além disso, a ela também proporciona ao indivíduo o conhecimento
do ponto de vista cultural.
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